VERIDIANA MOURA BITENCOURT


Oi! Eu sou a Veridiana Bitencourt, Licencianda em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e participo da Residência Pedagógica, Unifesp, desde novembro de 2020. Aqui, nesta página, você vai encontrar todas as atividades desenvolvidas ao longo do programa.

BNCC: HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

BNCC_Questões Socioemocionais.pdf

Atividades Socioemocionais

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento normativo, destinado para todos os anos da Educação Básica, cuja proposta é apresentar as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver nas etapas de ensino.

Durante a elaboração do documento, as habilidades socioemocionais foram amplamente discutidas. Para entender como estas habilidades estão inseridas na BNCC, uma pesquisa foi realizada, apresentando duas propostas disponíveis na Internet para desenvolvê-las em sala de aula. 

Uma das atividades é intitulada de "Como estou me sentindo?" (CALÁCIA, 2017), que permite dialogar sobre os sentimentos. A outra atividade envolve o filme Divertidamente, da Disney (INTELIGÊNCIA..., 2020), e o objetivo é mostrar como as emoções estão correlacionadas. 

PLANO DE AULA: A IMPORTÃNCIA DOS ALIMENTOS

Para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual José Marcato, Diadema-SP, foi elaborado um plano de aula sobre a importância dos alimentos para o organismo. O planejamento da aula teve a supervisão e a orientação da Profa. Suze Paula Capabianco. Como observação dos professores orientadores, é importante abordar o tema junk food e a alimentação saudável.

Plano de Aula_A Importância dos Alimentos.pdf

Plano de Aula: Documento


Plano de Aula "A Importância dos Alimentos" em formato  .docx

Plano de Aula_A Importância dos Alimentos_Apresentação.pdf

Plano de Aula: Slides


Plano de Aula "A Importância dos Alimentos" em formato  .pptx

Vídeo Extra: Experimento do Amido

Durante a minha participação no Pibid Ciências, Unifesp, desenvolvi com o grupo um vídeo de divulgação científica sobre a verificação de amido nos alimentos. Esse experimento está no plano de aula, e poderá ser aplicado. O vídeo foi publicado pelo canal da Banca da Ciência, da USP, que possui parceria com a Unifesp.


EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA

Análise de dois textos sobre a Educação Financeira na escola: (i) Brasil: Implementando a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil, 2007); (ii) Educação Financeira no contexto da Educação Matemática: Possibilidades para a formação inicial do professor (Baroni, 2021).

Destaques_Banco Central do Brasil_2012.pdf

Texto 01

A implementação da Estratégia Nacional de Educação Financeira. Como aconteceu  na realidade? 

Destaques_Baroni_2021.pdf

Texto 02

Estudo da seção "“Produtos financeiros e transações comerciais e bancárias”. Como apresentar questões sobre juros e investimentos e relacioná-las com o cotidiano, sem evidenciar somente a Matemática Financeira?

AULA INTERDISCIPLINAR

Com o plano de aula sobre "Fósseis" fornecido pela professora preceptora, elaborei uma continuação para a sequência didática, com base na minha trajetória. A proposta é discutir com as crianças do 7º ano do Ensino Fundamental a formação de novas espécies, bem como a classificação dos seres vivos. Para isso, a ideia é discutir as diferentes ordens de dinossauros, com o auxílio de um vídeo do YouTube. Utilizando um cladograma, os alunos irão formular hipóteses sobre os parentes atuais dos dinossauros. Para explicar a extinção destes animais, será apresentado um breve vídeo e a Cratera de Chicxulub no Google Earth

O propósito é discorrer sobre o Cenozóico e o surgimento dos grandes mamíferos, tendo como auxílio a apresentação de um trecho do filme "A Era do Gelo". Essa atividade é baseada na interdisciplinaridade. O assunto foi discutido através da leitura do artigo de Augusto et al., 2005.

Destaques_Augusto et al._2005.pdf

Análise do texto "Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza: Dificuldades de Professores de Educação Básica da Rede Pública Brasileira para a implantação dessas práticas"

Quais são os benefícios e as dificuldades em trabalhar com a interdisciplinaridade?

Plano de Aula_Interdisciplinaridade.pdf

Plano de Aula Interdisciplinar sobre Fósseis

Proposta para a sequência didática.

CURSINHO ARTICULA VESTIBULAR - INTERDISCIPLINAR (BIOLOGIA E FÍSICA) - ÓPTICA

Pré-aula_Óptica

Pré-Aula

Plano de Aula_Óptica

Plano de Aula

Aula_Óptica

Aula

Pós-aula_Óptica

Pós-Aula




Aula no YouTube!