VERIDIANA MOURA BITENCOURT
Oi! Eu sou a Veridiana Bitencourt, Licencianda em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e participo da Residência Pedagógica, Unifesp, desde novembro de 2020. Aqui, nesta página, você vai encontrar todas as atividades desenvolvidas ao longo do programa.
BNCC: HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS
Atividades Socioemocionais
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento normativo, destinado para todos os anos da Educação Básica, cuja proposta é apresentar as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver nas etapas de ensino.
Durante a elaboração do documento, as habilidades socioemocionais foram amplamente discutidas. Para entender como estas habilidades estão inseridas na BNCC, uma pesquisa foi realizada, apresentando duas propostas disponíveis na Internet para desenvolvê-las em sala de aula.
Uma das atividades é intitulada de "Como estou me sentindo?" (CALÁCIA, 2017), que permite dialogar sobre os sentimentos. A outra atividade envolve o filme Divertidamente, da Disney (INTELIGÊNCIA..., 2020), e o objetivo é mostrar como as emoções estão correlacionadas.
PLANO DE AULA: A IMPORTÃNCIA DOS ALIMENTOS
Para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual José Marcato, Diadema-SP, foi elaborado um plano de aula sobre a importância dos alimentos para o organismo. O planejamento da aula teve a supervisão e a orientação da Profa. Suze Paula Capabianco. Como observação dos professores orientadores, é importante abordar o tema junk food e a alimentação saudável.
Plano de Aula: Documento
Plano de Aula "A Importância dos Alimentos" em formato .docx
Plano de Aula: Slides
Plano de Aula "A Importância dos Alimentos" em formato .pptx
Vídeo Extra: Experimento do Amido
Durante a minha participação no Pibid Ciências, Unifesp, desenvolvi com o grupo um vídeo de divulgação científica sobre a verificação de amido nos alimentos. Esse experimento está no plano de aula, e poderá ser aplicado. O vídeo foi publicado pelo canal da Banca da Ciência, da USP, que possui parceria com a Unifesp.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
Análise de dois textos sobre a Educação Financeira na escola: (i) Brasil: Implementando a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil, 2007); (ii) Educação Financeira no contexto da Educação Matemática: Possibilidades para a formação inicial do professor (Baroni, 2021).
Texto 01
A implementação da Estratégia Nacional de Educação Financeira. Como aconteceu na realidade?
Texto 02
Estudo da seção "“Produtos financeiros e transações comerciais e bancárias”. Como apresentar questões sobre juros e investimentos e relacioná-las com o cotidiano, sem evidenciar somente a Matemática Financeira?
AULA INTERDISCIPLINAR
Com o plano de aula sobre "Fósseis" fornecido pela professora preceptora, elaborei uma continuação para a sequência didática, com base na minha trajetória. A proposta é discutir com as crianças do 7º ano do Ensino Fundamental a formação de novas espécies, bem como a classificação dos seres vivos. Para isso, a ideia é discutir as diferentes ordens de dinossauros, com o auxílio de um vídeo do YouTube. Utilizando um cladograma, os alunos irão formular hipóteses sobre os parentes atuais dos dinossauros. Para explicar a extinção destes animais, será apresentado um breve vídeo e a Cratera de Chicxulub no Google Earth.
O propósito é discorrer sobre o Cenozóico e o surgimento dos grandes mamíferos, tendo como auxílio a apresentação de um trecho do filme "A Era do Gelo". Essa atividade é baseada na interdisciplinaridade. O assunto foi discutido através da leitura do artigo de Augusto et al., 2005.
Análise do texto "Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza: Dificuldades de Professores de Educação Básica da Rede Pública Brasileira para a implantação dessas práticas"
Quais são os benefícios e as dificuldades em trabalhar com a interdisciplinaridade?
Plano de Aula Interdisciplinar sobre Fósseis
Proposta para a sequência didática.
CURSINHO ARTICULA VESTIBULAR - INTERDISCIPLINAR (BIOLOGIA E FÍSICA) - ÓPTICA
Pré-Aula
Plano de Aula
Aula
Pós-Aula
Aula no YouTube!